Power NET
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como formatar computador? Tutorial com imagens!

Ir para baixo

Como formatar computador? Tutorial com imagens! Empty Como formatar computador? Tutorial com imagens!

Mensagem por Dedeeh Qua 18 Fev - 1:20

Já não é novidade que, com passar do tempo, nossos computadores costumam começar a apresentar alguns erros, como o congelamento da tela sem motivo, programas que não abrem mais e o aparecimento daquela temida tela azul. Isso faz com que o sistema operacional acumule uma série de erros e chega a hora em que você precisa formatar o seu PC para que ele volte a funcionar corretamente, como era antes. Entretanto, muitas pessoas não sabem ao certo como fazer. Por esse motivo, o efeitopop.com preparou um tutorial bem simples com um passo-a-passo para você formatar seu computador e instalar o Windows novamente. Sem complicações ou termos técnicos, esta matéria vai ajudar você a perder menos tempo com seu computador e passar mais tempo curtindo o que há de melhor em entretenimento on-line: nós, é claro!

Como fazer o backup dos dados?

A primeira coisa que você precisa saber antes de começar a formatar o seu computador é que isso causará perda total dos seus dados, programas e tudo mais que tiver no seu HD. Por isso, faça um backup dos seus arquivos e procure os CDs de instalação dos programas que estiver usando, como o Office, jogos e outros. Outra coisa importante é que, depois que tiver reinstalado o Windows, você vai precisar reinstalar também os drivers de todos os itens de hardware do seu PC, como a placa-mãe, as placas de som, webcam, impressora e etc. Então certifique-se de que você ainda tem todos eles.

Como formatar o computador?

Depois que estiver com todos os drivers em mãos, insira o CD-ROM do Windows XP e reinicie seu computador. Assim que ele ligar novamente, fique apertando DEL repetidamente até aparecer uma tela azul (imagem 1). Nesta tela, escolha a opção Advanced Setup, que costuma ser a segunda. Se na sua máquina não for, escolha a segunda opção mesmo assim. Na tela que irá aparecer (imagem 2) vá no item 1st Boot Device e escolha CD-ROM. Se não tiver esta opção disponível, reinicie novamente o computador setup que ela deve aparecer. Após configurá-la, salve as modificações e saia do setup do Windows.

Agora você vai repetir o mesmo processo de antes, mas ao invés de DEL deve ficar apertando a tecla F8. Em seguida, selecione a opção CD-ROM para que o computador inicie através do CD de instalação do Windows XP. Na próxima tela, será pedido que você aperte qualquer tecla para continuar. Ele entrará na parte das configurações do Windows. Recomendamos que você não modifique nada aqui. Na tela seguinte, em que aparece Welcome to setup (imagem 3) serão dadas as seguintes opções: ENTER para iniciar o processo de formatação, R para reparar erros no sistema e F3 para cancelar.

Aperte ENTER e siga para a próxima tela, que mostra onde será salvo o Windows. Lá, aperte ESC para prosseguir com a formatação. A outra opção é em R, para reparar o sistema que já está instalado. Caso o seu PC esteja dividido em duas partições, você pode excluir apenas a partição em que está o sistema operacional e criar uma nova. Se não quiser dividir seu HD, vá para a próxima tela (imagem 4). É agora que começa a formatação propriamente dita. Há dois tipos de NTFS, a normal e a rápida. Recomenda-se que você escolha a normal, por ser mais segura. Na tela seguinte apenas espere carregar.
Como reinstalar o Windows?

Quando a etapa de formatação terminar, vai começar o processo de instalação do Windows, por isso não remova o CD. Apenas acompanhe e responda as perguntas. Depois vai aparecer a próxima tela (imagem 5) e começará a instalação, que termina com o Windows reiniciando o sistema. Pronto, agora o Windows XP já está instalado. Quando estiver na área de trabalho, pode retirar o CD. Agora é só instalar todos os programas e drivers e passar seus arquivos de volta para o computador.

Se tiver alguma dúvida acompanhe as imagens abaixo. É claro que este tutorial é bem simples, e servirá apenas como suporte caso você não tenha muita noção de como formatar uma máquina. Você pode pedir ajuda para algum amigo que entenda do assunto na hora de realizar os passos mais complicados. Formatar a máquina é um processo simples e que lhe ajuda a economizar uma boa grana com técnicos, além de evitar prejuízos futuros como perda de dados. Por isso, é bom que todo usuário tenha no mínimo noções de como realizar este processo. Boa sorte, e cuidado com seus dados: faça sempre um backup!

Imagens do Tutorial:

Como formatar computador? Tutorial com imagens! Formatar-computador-1

Como formatar computador? Tutorial com imagens! Formatar-computador-2

Como formatar computador? Tutorial com imagens! Formatar-computador-3

Como formatar computador? Tutorial com imagens! Formatar-computador-4

Como formatar computador? Tutorial com imagens! Formatar-computador-5

Até a proxima!


Última edição por Dedeeh em Qua 18 Fev - 1:23, editado 2 vez(es)
Dedeeh
Dedeeh
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 28
Idade : 27
Localização : Nova York - EUA
Premio :
Como formatar computador? Tutorial com imagens! Medal_gold_3: 999
Como formatar computador? Tutorial com imagens! Medal_silver_3: 999
Como formatar computador? Tutorial com imagens! Medal_bronze_3: 999
Data de inscrição : 30/01/2009

https://powernet.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos